segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Forma e conteúdo no mesmo Terreiro


Quem sofreu mais, e ainda sofre, em nosso país são os negros, e ainda mais cruelmente as mulheres negras. As Capulanas é um grupo de teatro formados somente por mulheres negras. Radicalizaram na forma pra poder dar conta de um outro conteúdo. Com poesias, do poeta negro Solano Trindade, com Dança Afro, músicas, cantos e com depoimentos pessoais. Mostram a beleza da mulher com os seus traços bem marcados e ao mesmo tempo o sofrimento que ainda passam. Essa dualidade está presente o tempo inteiro. Depois de uma cena de exaltação da beleza e da raça vem outra seguida de denuncia. Não são ingênuas. Nem um pouco.
Elas se conheceram na PUC e se juntaram para falar de algo que lhe dissessem respeito. São todas da zona sul de SP. Periferia e Embu das Artes, que antigamente era só Embu até a chegada de Solano com suas festas e artes e partir daí passou a se chamar oficialmente Embu das Artes, famosa pela feira de artesanato.
O espetáculo é muito sutil. Os silêncios, muito bem construídos, transcendem o tempo e o espaço, nos levando a outros lugares do passado, acessamos a ancestralidade e parecemos voltar para uma condição ontológica.
As Capulanas são os tecidos que as mulheres usam para carregar o bebê, inclusive os homens também podem usar. Tecido é algo de grande significância na África. A partir dos tecidos que se contam as historias. As Capulanas são guerreiras! Estão com o projeto Pé no Quintal, contempladas com o Fomento para o Teatro, apresentam a peça no quintal das pessoas. Em verdadeiros terreiros, longe do centro e de Teatros.
É um questionamento da hegemonia européia predominante em palcos brasileiros. Ainda muito presos a conceitos, inclusive ultrapassados e que não dão conta da complexidade das relações atuais.
Mais aqui não tem drama burguês. Tem poesia, musica, dança e alguns momentos de drama, no sentido de ação. A tradição é oral. A arte está no corpo, mas isso não quer dizer que não são inteligentes, pelo contrario, são engajadas e estas estão nos debates, encontros, a cerca questão racial. Sem jamais perder a qualidade artística. Jamais!
Ainda conta com a participação dos bisnetos do Solano: Zinho Trindade (poesias) e Manoel Trindade (música). São os griôs, contadores de historia afro-brasileiros contemporâneos.
Este espetáculo nos faz pensar na arte, na política e nas nossas raízes milenares. Axé!

AS CAPULANAS – Cia de Arte Negra

Espetáculo: Solano Trindade e suas negras poesias.
www.ciacapulanas.blogspot.com

2 comentários:

  1. Axé Emerson. Bom olhar sobre nós. Ficamos lisongeadas.
    Vida longa a nossas conquistas e trocas.
    Abraços.
    Capulanas

    ResponderEliminar