terça-feira, 17 de agosto de 2010

Salve o ser social!


Salve a zona leste! Salve! O salve de saldar pode ser, neste caso, de salvar, pois na leste somos mais de quarenta milhões! E não estamos bem. Não irão nos salvar vamos ter que nos juntar e lutar. Começando por mudanças nos nosso trabalho e na nossa maneira de viver. A saga do menino diamante, do coletivo de artes Dolores, não conta a historia de um individuo, mas a saga da humanidade. Assim como um repolho existem várias cascas, não somos só um e nem estamos fora do tecido social, apesar de alguns acharem que isso não interfere. De fato, pra alguns o meio interfere muito pouco em sua vida, com tanta cerca acabam criando uma bolha elétrica e se fechando dentro dela. Mas pra maioria não é bem assim que funciona. Distante do centro a peça ocorre em um CDM na Patriarca ao ar livre às 22h aos sábados. Não há cadeiras, sentamos numa esteira que somos responsáveis por carregá-las durante a procissão ou então ficamos em pé durante uma hora e meia. No prólogo somos informados das dificuldades que teremos durante o espetáculo e nesta fala já fica evidente o posicionamento político de esquerda socialista que eles defendem.
Não tem drama, tem poesia, música e teatro épico de primeira qualidade.
E é por este ponto de vista que a historia será contada, sem maquiagem de ideologia, sem disfarces, deixa isso pra quem ainda precisa. O elenco é composto pro 25 atores/trabalhadores e mais cinco músicos da banda Inhocuné Soul, que faz a poeira subir, é isso mesmo o chão é de terra, pra quem acha que em São Paulo não existem ruas de terra é porque nunca saiu do centro e dos bairros nobres, por aqui você encontra uma vida quase de interior, porém com muita violência. Nesta ópera tudo é tão evidente que uma favela é levantada aos olhos da platéia. Os mecanismos teatrais são mostrados propositadamente assim como os mecanismos de exploração política.
Que time você torce? São Paulo, Palmeiras, Santos ou Nike?
Venha tomar um café e sentir um pouquinho a vida de uma bóia-fria em seu acampamento. Venha ver como somos enganados, usados e depois desapropriados. Venha se divertir! Não paga nada. Depois ainda tem uma balada até as 4:00 da manhã. A ópera termina, mas a saga continua.

www.doloresbocaaberta.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário